xxx
Voltar

LITORAL NORTE

O litoral ao norte de Natal começa com a travessia de balsa pelo Rio Pontengi, em direção à Praia da Redinha. Durante o Carnaval, a Redinha ferve, com festas populares e várias troças, trios-elétricos e blocos. Continuando a rota, passamos por Santa Rita, para chegar a Genipabu. As dunas de Genipabu concorrem, ao lado do Forte dos Reis Magos e do Morro do Careca, pelo título de cartão postal mais lembrado de Natal. É lá que os turistas perdem o fôlego nos passeios de buggy que fazem inveja a qualquer montanha russa. As grandes lagoas cravadas entre as dunas gigantescas refrescam a vista e o calor.

Graçandu, Pitangui e Jacumã, logo em seguida, mesclam dunas, lagoas e o ótimo banho de mar. Na sequência, desbravamos os coqueirais de Muriú, principal praia de pesca de lagosta no Estado, para chegarmos a Barra de Maxaranguape. Famosa por seu carnaval e sua pesca farta a praia fica logo ao lado do Cabo de São Roque, ponto mais próximo da África, na costa brasileira.

Seguindo a seta da bússola, chegamos a Maracajaú, com seus coqueirais e jangadas à beira-mar. Muitas vezes comparada com praias caribenhas devido às suas águas cristalinas, possui uma formação de corais de 13km². É bastante procurada para a prática do snorkel, e embarcações afundadas fazem dela o paraíso para quem mergulha com cilindro.

A praia seguinte, Punaú, confirma a beleza típica deste lado do litoral: dunas e coqueirais, parrachos ideais para o mergulho, e como bônus, as águas claras do rio Punaú. Continuando a rota, passamos por Zumbi, típica vila de pescadores, para chegarmos a Touros. Algumas atrações merecem uma visita pelo seu alto valor histórico, como com a Igreja de Bom Jesus dos Navegantes, o Farol do Calcanhar e o Marco de Touros, Patrimônio Nacional datado de 1501. 

O Litoral Norte se encerra com São Miguel do Gostoso e a Ponta do Mel, ambas ideais para a prática do windsurf e kitesurf, com águas calmas, lindas falésias e uma estonteante beleza, comum a todas as praias dos mais de 400km de litoral Potiguar.

LITORAL SUL

Seguindo a Rota do Sol, em direção ao Litoral Sul, chegamos a Pium, com suas lagoas escondidas, e à praia de Cotovelo, cujas falésias são uma premissa do que está por vir. Passando por Pirangi, vemos o Maior Cajueiro do Mundo, árvore que virou atração turística devido aos seus 8.500m² de copa. Lá se encontra o famoso passeio de barco de Pirangi, com direito a mergulho nos corais em alto-mar

Logo após, a linda Praia de Búzios, seguida pelas imponentes falésias de Barra de Tabatinga, que também é um dos pontos mais procurados para a prática do surf. No topo das falésias, encontramos o Mirante dos Golfinhos, com uma grande vista das praias e dunas. Seguindo em direção à Camurupim, parada para um banho de água doce na Lagoa de Arituba, com seus passeios de pedalinhos e caiaques.

Logo após Camurupim, chegamos à Barreta, onde uma balsa nos leva à maravilhosa Tibau do Sul, com uma das vistas mais espetaculares do litoral Potiguar. Seguindo sobre as gigantescas falésias finalmente chegamos à Pipa, eleita uma das 10 praias mais belas do mundo pelo Guia 4 Rodas. Pipa está no auge do seu desenvolvimento, com turistas do mundo inteiro vindo descobrir a beleza de suas praias, o Santuário Ecológico, seu visual inebriante e sua noite “caliente”, com boates que vão do forró tradicional ao drum n’ bass.

Após o agito, a tranquilidade de Sibaúma, seguida de Barra de Cunhaú, praia localizada entre a foz de dois rios: Catú e Cunhaú. O Litoral Sul do Rio Grande do Norte termina com Baía Formosa, outro “point” do surf potiguar, e a praia de Sagi. Na região, vale a pena conferir a belíssima Lagoa da Coca-Cola, assim denominada pela cor de suas águas, que dizem, ter propriedades rejuvenescedoras...

RNIMOVEIS
OI - 84-98947-1265 TIM - 84-99655-7141 CLARO - 84-99405-8484

Notícias